Certificado de Residência: Emigrante Produtivo
Como Pedir?
Enviar um único email para pedidos.lux@mne.pt com os seguintes documentos:
- Cópia do documento de identificação do(a) interessado(a) ; |
- Contacto telefónico; |
- Certificado de residência (emitido pela “commune” de residência), onde conste a data de entrada no país de residência; |
- Últimas seis fichas de salário (devidamente autenticadas pelo Serviço competente); |
ATENÇÃO: no assunto deverão indicar CERTIFICADO DE RESIDÊNCIA e nome
Custo
Cada certificado tem o custo de 75€
Este valor deverá ser pago, logo que o Serviço Consular inicie o processamento do pedido, sendo o(s) interessado(s), contactado(s) para o efeito.
Informação Complementar
Para mais informação junto das Autoridades do Luxemburgo, consultar em:
https://guichet.public.lu/fr/citoyens/citoyennete/certificat-casier-judiciaire/certificat-copie/certificat-residence.html
Certificado de Residência para Fins Universitários
Como Pedir?
Com marcação prévia, solicitando marcação ao Centro de Atendimento Consular para o Luxemburgo, devendo:
- enviar/submeter formulário em:
https://eportugal.gov.pt/web/centro-de-atendimento-consular/formulario
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/centros-de-atendimento-consular
deverá preencher sempre: nome completo do(s) interessado(s), e-mail, telefone, data de nascimento, número(s) de cartão de cidadão e data de validade, nº de passaporte, e escrever mensagem (assunto a tratar).
- Telefone (dias úteis entre as 9 e as 17 horas) para o nº. +352 27 30 28 13.
Os documentos a apresentar no dia da marcação são:
- Cópia do documento de identificação do(a) interessado(a); |
- Certificado de residência em nome do(a) interessado(a); |
- Certificado de residência “élargi” onde conste todo o agregado familiar (deverá ser pedido em nome do pai/mãe com quem o(a) interessada(o) reside); |
- Fichas de salário, dos últimos 6 meses de ambos os pais (ou do pai ou da mãe dependendo da situação familiar). |
ATENÇÃO: no assunto deverão indicar Universidade e nome do(a) interessado(a)
Custo
Cada certificado tem o custo de 75,00€
Este valor será pago por multibanco, no dia da marcação.
Informação Complementar
Para autenticação de diplomas originais emitidos no Luxemburgo deverá:
1 - Autenticar com Apostilha de Haia (substitui a autenticação consular, não necessitando passar no Consulado-Geral), em:
Bureau des passeports, visas et légalisations (BPVL-MAEE)
6, rue de l'Ancien Athénée, L-1144 Luxembourg
Tél.: (+352) 247 - 88300 ; Fax: (+352) 22 29 07
Site: https://guichet.public.lu/fr/citoyens/citoyennete/certificat-casier-judiciaire/certificat-copie/legalisation-actes.html
2 - Autenticar junto dos Serviços consulares, mediante marcação prévia, solicitando marcação ao Centro de Atendimento Consular para o Luxemburgo
Nota: os diplomas emitidos pela Escola Europeia do Luxemburgo, só poderão ser autenticados pelos Serviços Consulares do Luxemburgo. Cada autenticação tem o custo de 20,00€
Certificado de Residência 'normal'
Como Pedir?
Enviar um único email para pedidos.lux@mne.pt com os seguintes documentos:
- Cópia do documento de identificação do(a) interessado(a); |
- Indicação do efeito a que se destina e contacto telefónico; |
- Certificado de residência (emitido pela “commune” de residência), onde conste a data de entrada no país de residência. |
ATENÇÃO: no assunto deverão indicar CERTIFICADO DE RESIDÊNCIA e nome
Custo
Cada certificado tem o custo de 75€
Este valor deverá ser pago, logo que o Serviço Consular inicie o processamento do pedido, sendo o(s) interessado(s), contactado(s) para o efeito.
Informação Complementar
Para mais informação junto das Autoridades do Luxemburgo, consultar em:
https://guichet.public.lu/fr/citoyens/citoyennete/certificat-casier-judiciaire/certificat-copie/certificat-residence.html
Certificado de Residência para Serviço Militar
Informa-se que já não é necessário apresentar nenhum documento emitido por este Consulado-Geral.
Para mais informações deverá consultar:
https://www.bud.gov.pt/ddn/dispensa.html
Pode consultar a sua situação em
Informação Complementar
Devem enviar todo o processo completo (ou seja o requerimento de dispensa devidamente preenchido e assinado, cópia do documento de identidade, e comprovativo de residência no estrangeiro) por email para ddn@defesa.pt, colocando no assunto DISPENSA, ou enviar por correio registado, para DGRDN, Av. Ilha da Madeira, n.º 1, 4.º andar - 1400-204 Lisboa - Portugal.
Qualquer dúvida consulte o site http://www.bud.gov.pt/ ou através do telefone (+351) 213 804 200.
Descarregue o requerimento em https://bud.gov.pt/ddn/dispensa/requerer.html
Certificado de Legalização Automóvel (obrigatório ser proprietário do veículo seis meses à data do regresso)
Informa-se que já não é necessário apresentar nenhum documento emitido por este Consulado-Geral.
Para mais informação deverá consultar:
- https://aduaneiroqua.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/main.jsp?body=/ia/dimuladorISV2014.jsp
Certificado do Registo Criminal
Como Pedir?
Poderá efetuar o pedido numa das seguintes formas:
1 – Diretamente em https://registocriminal.justica.gov.pt/, necessitando ter leitor de cartão de cidadão ou a chave móvel digital ativada; (poderá ativar diretamente a Chave Móvel Digital (CMD) em https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-pedidochave);
- ou ativar a CMD neste Consulado-Geral, devendo deslocar-se a estes Serviços, com o seu cartão de cidadão válido e a carta códigos PIN (sem esta carta não se poderá ativar a CMD); após ativação da CMD, poderá efetuar o pedido no Consulado-Geral, sendo que o pagamento de 5€ só poderá ser feito por Multibanco (unicamente em Portugal) ou através do serviço Homebanking (na opção "Pagamento de Serviços") duma conta unicamente em Portugal. Neste caso, não é possível o pagamento por transferência bancária.
2 - Ou fazer o pedido diretamente por:
- Email: sicrim@dgaj.mj.pt
ou
- Correio:
Direção-Geral da Administração da Justiça, Serviço de Consulados
Av. D. João II, nº 1.08.01 D/E, Piso 13º- DSIC
P-1990-097 Lisboa, PORTUGAL
Mais informações em: https://dgaj.justica.gov.pt/Registo-criminal/-Pedir-e-consultar-registo-criminal-de-pessoas e https://dgaj.justica.gov.pt/Formularios/Pedido-de-certificado-do-registo-criminal-de-RESIDENTE-NO-ESTRANGEIRO-Request-for-criminal-record-certificate-from-CITIZEN-LIVING-ABROAD, formulário em anexo.
Horário de atendimento no Consulado-Geral de Portugal no Luxemburgo:
De segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h00 e das 13h30 às 14h30, por ordem de chegada
Requerimento de Certificado de Registo Criminal
Requerimento aqui
Certificado Programa Regressar
São destinatários dos apoios previstos Programa Regressar os cidadãos que (assinala-se que estas condições são cumulativas):
1) Iniciem atividade laboral em Portugal continental entre 01 de janeiro de 2019 e a data de fim de vigência do Programa Regressar (2026);
2) Sejam emigrantes que tenham saído de Portugal há, pelo menos, 3 anos em relação à data de início de atividade laboral objeto de candidatura;
3) Tenham a sua situação contributiva (na Segurança Social) e tributária (nas Finanças) regularizada;
4) Não se encontrem em situação de incumprimento no que respeita apoios financeiros concedidos por IEFO; I.P.
São, igualmente, destinatários da medida os familiares dos emigrantes que tenham saído de Portugal há pelo menos três anos, desde que reúnam as restantes condições previstas para os destinatários da medida.
Notas:
(i) Considera-se emigrante o cidadão nacional que tenha residido em país estrangeiro durante, pelo menos, 12 meses, com carácter permanente.
(ii) Considera-se familiar de emigrante o cônjuge ou equiparado, o parente ou afim em 2.º grau da linha reta e até ao 3.º grau da linha colateral que tenha residido em país estrangeiro, por período não inferior a 12 meses.
(iii) Considera-se, ainda, familiar de emigrante o parente ou afim em qualquer grau da linha reta, sempre que o local de trabalho contratualmente definido ou a atividade profissional desenvolvida por conta própria se situe em território do Interior (Portaria n.º 208/2017, de 13 de julho).
Como Pedir
Enviar um único email para pedidos.lux@mne.pt com os seguintes documentos:
- Cópia(s) do(s) documento(s) de identidade do(s) interessado(s); |
- Certificado de residência onde conste a data de entrada e saída do país do(s) interessado(s); |
- Declaração do(s) interessado(s) com indicação se trabalhou por conta própria ou por conta de outrem; |
- Indicar a morada para o envio. |
IMPORTANTE: Deverão ser apresentados os certificados de residência de todos os períodos de residência no estrangeiro (sem os quais, o pedido não poderá ter seguimento).
ATENÇÃO: no assunto deverão indicar "Certificado Programa Regressar" e "Nome"
Custo
Cada certificado tem o custo de 75€
Este valor deverá ser pago, logo que o Serviço Consular inicie o processamento do pedido, sendo o(s) interessado(s), contactado(s) para o efeito.
Informação Complementar
Poderá obter informações complementares em:
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/apoios-as-comunidades/regressar/programa-regressar
https://www.iefp.pt/apoio-ao-regresso-de-emigrantes
https://iefponline.iefp.pt/IEFP/medFixacaoEmigrantes.do?action=overview
https://www.programaregressar.gov.pt
Para informações mais detalhadas ou esclarecerecimento de dúvidas:
Através do email info@programaregressar.gov.pt eregressoaportugal@iefp.pt
Através da linha telefónica de apoio (+351) 300 088 000 (dias úteis das 9h às 19h) ou (+351) 965 723 280 (para WhatsApp e Skype)
Pode dirigir-se também a um centro de emprego ou centro de emprego e formação profissional