Mensagem de Boas Vindas

 imgonline com ua compresstosize 62hijfugzy

Quadro do duo Borderlovers, composto pelos pintores Pedro Amaral (Lisboa, 1960) e Ivo Bassanti (Lisboa, 1979), intitulado « Grã-Duquesa Charlotte e Aristides de Sousa Mendes », que integrou a exposição « Aristides de Sousa Mendes », organizada conjuntamente  pela Embaixada de Portugal no Luxemburgo e pelos Arquivos Nacionais do Luxemburgo, em 2020, e inaugurada por SAR o Grão-Duque Henri.
A obra faz alusão ao episódio da passagem da Grã-Duquesa Charlotte do Luxemburgo (1896-1985) por Bordéus, onde o Cônsul de Portugal, Aristides de Sousa Mendes (1885-1954), facultou a entrada no nosso País a membros do seu Governo e a outros elementos da casa grã-ducal na fuga para o exílio, na sequência da invasão do Luxemburgo  pelas forças do regime nazi (Maio de 1940).
O quadro faz parte do acervo da Embaixada de Portugal no Luxemburgo.

Bem-vinda(o) à página do Consulado-Geral de Portugal no Luxemburgo. 

Antes de iniciar a exploração dos conteúdos recomendamos que comece por familiarizar-se com a generalidades dos serviços consulares que asseguramos (aqui).

Alguns serviços podem ser solicitados sem necessidade de deslocação ao consulado. Para mais informação, verifique aqui, ou utilize o botão "Consulado em Casa", que localiza à direita desta mensagem.

Consulte a lista de perguntas frequentes (FAQ) aqui.

Conheça também os atos que não necessitam de marcação aqui.

A maioria dos atos consulares realizados presencialmente no Consulado necessitam de marcação prévia. Para agendamento, verifique os procedimentos aqui, ou no botão "Marcações" à direita. 

Tenha em atenção as restrições sanitárias e informe-se sobre viagens no contexto da COVID-19  (aqui).

Para questões relativas à segurança social portuguesa e portugueses emigrantes em situação de risco verifique a informação aqui.

Para situações de comprovada urgência e nos casos ali identificados (e apenas estes), verifique a informação aqui.

Mais notícias Notícias

 

Está a decorrer, até ao dia 31 de outubro, o processo de candidaturas ao prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro.

Este prémio resulta de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda e o Ministério dos Negócios Estrangeiros tendo como um dos objetivos o de reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas, o prémio tem como destinatário os portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, distinguindo trabalhos inéditos nas áreas da Ficção e Poesia.

Além do valor pecuniário de 5.000€, o prémio contempla ainda a publicação da obra vencedora pela Imprensa Nacional.

A 4.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro conta com uma novidade: as candidaturas fazem-se exclusivamente online no site da Imprensa Nacional, disponível aqui: https://imprensanacional.pt/premios-literarios/premio-imprensa-nacional-ferreira-de-castro/

 

Os Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, realizados desde 2016, receberam um novo conceito e um programa mais flexível, mais completo e mais dinâmico. Ao longo dos três dias do evento, para além das sessões plenárias, de sessões de apresentação de ideias, projetos e soluções de investimento, serão ainda promovidas sessões temáticas paralelas com enfoque nos temas Agricultura e Agroalimentar; Indústria 4.0 e Produção Avançada; Turismo e Sustentabilidade; Mar e Economia Azul; Digital e Saúde; Ideias e Negócios nos Territórios do Interior. As mesas redondas, sessões dinâmicas de networking e visitas a empresas do Médio Tejo serão outros dos tópicos do programa.

Devido ao carácter urgente para a entrega dos documentos dos alunos que pretendam ingressar através do Contingente Especial para Candidatos Emigrantes Portugueses, Familiares que com eles residam e Lusodescendentes, no Ensino Superior em Portugal, informa-se que os utentes que necessitem da emissão de Certificado de Residência para Fins Universitários devem contactar este Consulado-Geral através do envio de um e-mail para: consulado.lux@mne.pt indicando no assunto: "Emissão de Certificado de Residência para Fins Universitários", com os seguintes documentos em anexo:

 

- Cópia do documento de identificação do(a) interessado(a);
- Certificado de residência em nome do(a) interessado(a);
- Certificado de residência “élargi” onde conste todo o agregado familiar (deverá ser pedido em nome do pai/mãe com quem o(a) interessada(o) reside);
- Fichas de salário, dos últimos 6 meses de ambos os pais (ou do pai ou da mãe dependendo da situação familiar).

 

O certificado tem o custo de 75,00€

Nota Importante: O Consulado-Geral emite somente Certificados de Residência para Fins Universitários aos utentes residentes no Grão-Ducado do Luxemburgo

Na sequência da entrada em vigor do Despacho n.º 8022-D2022, de 30 de junho, deixou de ser exigida aos passageiros que entrem em território nacional a apresentação de comprovativo de teste para despiste de infeção por SARS-COV-2, ou apresentação de certificado digital COVID UE, ou de certificado de vacinação ou recuperação emitido por países terceiros, aceite ou reconhecido em Portugal.

Passa a ser permitida a entrada em território nacional, sem qualquer requisito adicional, de todos os passageiros, independentemente da sua origem ou da finalidade da viagem, aplicando-se esta medida não só ao tráfego aéreo e aeroportos, mas também nas fronteiras marítimas e fluviais.