Mensagem de Boas Vindas

 imgonline com ua compresstosize 62hijfugzy

Quadro do duo Borderlovers, composto pelos pintores Pedro Amaral (Lisboa, 1960) e Ivo Bassanti (Lisboa, 1979), intitulado « Grã-Duquesa Charlotte e Aristides de Sousa Mendes », que integrou a exposição « Aristides de Sousa Mendes », organizada conjuntamente  pela Embaixada de Portugal no Luxemburgo e pelos Arquivos Nacionais do Luxemburgo, em 2020, e inaugurada por SAR o Grão-Duque Henri.
A obra faz alusão ao episódio da passagem da Grã-Duquesa Charlotte do Luxemburgo (1896-1985) por Bordéus, onde o Cônsul de Portugal, Aristides de Sousa Mendes (1885-1954), facultou a entrada no nosso País a membros do seu Governo e a outros elementos da casa grã-ducal na fuga para o exílio, na sequência da invasão do Luxemburgo  pelas forças do regime nazi (Maio de 1940).
O quadro faz parte do acervo da Embaixada de Portugal no Luxemburgo.

Bem-vinda(o) à página do Consulado-Geral de Portugal no Luxemburgo. 

Antes de iniciar a exploração dos conteúdos recomendamos que comece por familiarizar-se com a generalidades dos serviços consulares que asseguramos (aqui).

Alguns serviços podem ser solicitados sem necessidade de deslocação ao consulado. Para mais informação, verifique aqui, ou utilize o botão "Consulado em Casa", que localiza à direita desta mensagem.

Consulte a lista de perguntas frequentes (FAQ) aqui.

Conheça também os atos que não necessitam de marcação aqui.

A maioria dos atos consulares realizados presencialmente no Consulado necessitam de marcação prévia. Para agendamento, verifique os procedimentos aqui, ou no botão "Marcações" à direita. 

Tenha em atenção as restrições sanitárias e informe-se sobre viagens no contexto da COVID-19  (aqui).

Para questões relativas à segurança social portuguesa e portugueses emigrantes em situação de risco verifique a informação aqui.

Para situações de comprovada urgência e nos casos ali identificados (e apenas estes), verifique a informação aqui.

Mais notícias Notícias

 

Visita do Cônsul-Geral ao stand português na feira do livro de Walferdange, 19 e 20 de Novembro de 2022, com os responsáveis pela editora Pessoa, Isabel Pascoal e Luís Galveias, a autora São Gonçalves, e o oficial português junto da NSPA Carlos Mendes.

 

Encontro do Cônsul-Geral com Ana Pinto, Presidente da Associação “La Voix des Survivant.e.s” (LVDS) que desenvolve trabalho de apoio a vítimas de abuso (psicológico, físico, sexual, incluindo violência doméstica).

Eventuais interessados em contactar a Associação LVDS poderão utilizar o endereço eletrónico: lvds.lux@gmail.com

 

Leva-se ao conhecimento das entidades que integram o movimento associativo português no Luxemburgo que, no âmbito do Decreto-Lei n.º 124/2017, de 27 de Setembro, encontra-se a decorrer o prazo para apresentação de candidaturas desde 1 de Outubro até 31 de Dezembro de 2022.

  1. No que se refere ao processo de candidatura

As candidaturas são apresentadas neste Consulado-Geral, havendo que incluir: